ICE

Instituto das Comunidades Educativas

Princípios e Traços de Especificidade

Elege, como objeto privilegiado de intervenção, a comunidade local, na perspectiva da sua afirmação e desenvolvimento.

Estrutura da sociedade civil, o ICE define como principal objetivo e razão de ser o combate contra a exclusão social, promove a cultura educativa e o desenvolvimento integrado local em Portugal – combate a que se associa a solidariedade de princípio com as problemáticas do desenvolvimento e educação dos países de língua oficial portuguesa, bem como o intercâmbio e a articulação com projetos e instituições de desenvolvimento local e educativo da Europa.

Trabalha a dimensão educativa, enquanto vertente de um desenvolvimento que só pode ser integrado e sistémico. E entende como dimensão educativa os níveis de educação formal, não formal e informal, considerados na sua interdependência mas também na sua autonomia relativa.

Assume o reconhecimento e a recuperação da diferença que a diversidade implica.

Âmbito

O ICE – Instituto das Comunidades Educativas – é uma associação de âmbito nacional, de utilidade pública sem fins lucrativos, com o estatuto de ONGD e sede em Setúbal.

Constituído a 15 de Julho de 1992, é o resultado da confluência de projetos de intervenção e do envolvimento e articulação de autarquias, coletividades, associações, escolas, universidades e serviços públicos, personalidades ligadas à cultura e educação e diferentes ONG’s.

Anima várias redes de parceria e tem como finalidades a organização, gestão, animação e apoio a projetos de intervenção, investigação e desenvolvimento, no âmbito educativo, cultural, social e económico.

As investigações que conduz traduzem-se já num significativo número de publicações com contributos no domínio da formação, da educação, do desenvolvimento local e da animação comunitária.

Rua do Moinho, 1 r/c D11 - Bairro da Bela Vista
SETÚBAL

2910-614 Setúbal

Áreas de intervenção

Eventos

Sexta, 01/05/2020
“Há sempre corredores de liberdade, até nas prisões de alta segurança”Rui D’Espiney (6/8/1946 - 28/4/2016) Vivemos uma experiência nova em que o isolamento social é condição de prevenção de uma ameaça global. O outro, o grupo, sintetizam agora o perigo de

Serviços

Consultoria em projetos de Educação