Recursos

Destaques

Publicações Animar
CD gravado para a MANIFesta96, tendo neles participado diversos músicos, interpretes de diversos estilos e géneros musicais (jazz, popular, erudita, rock, tradicional, ...).
Legislação Portuguesa
Igualdade de Género

Everyone is equal before the law. 

Any discrimination based on any ground such as sex, race, colour, ethnic or social origin, genetic features, language, religion or belief, political or any other opinion, membership of a national minority, property, birth, disability, age or sexual orientation shall be prohibited.

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA - SECRETARIADO GERAL
Bruxelles
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

A água é o elemento mais essencial para a vida. O equilíbrio da Terra e o nosso futuro dependem do respeito e da preservação deste líquido precioso e de seus ciclos. Mas as Nações Unidas estimam que, até 2030, o planeta poderá enfrentar um déficit de água de 40%, a menos que melhoremos de forma dramática a nossa gestão desse precioso recurso.

Instituto Marquês de Valle Flôr
Lisboa
Publicações Animar
"É indispensável o reconhecimento oficial – por parte do Governo, da Administração Pública, da Assembleia da República e dos Órgãos da União Europeia – dos Movimentos Cívicos, que mobilizam os cidadãos, contribuindo contínua e solidariamente para a resolução dos muitos e diversos problemas das pessoas e dos territórios. Este reconhecimento deve ser explícito, sustentado e com a projecção adequada, tendo em conta a cada vez maior capacidade e representatividade destes Movimentos no país, que desafiam o conceito tradicional, hoje claramente inadequado, de Parceiro Social, fundamentalmente reduzido à dicotomia em torno de organizações patronais e sindicais. Nesta Interpelação Cívica, que dirigimos aos Partidos e ao novo poder político, apresentamos um conjunto de propostas bem concretas, organizadas em cinco áreas que reputamos da máxima importância: (1) Relacionamento e cooperação do Estado com os Movimentos Cívicos; (2) Instância Pública de Recursos ao serviço dos Movimentos Cívicos; (3) Financiamento dos serviços de interesse público prestados por Organizações Cívicas e Solidárias (OCS); (4) Flexibilidade e gestão partilhadas dos programas de apoio ao desenvolvimento socioeconómico local; (5) Condições para uma verdadeira governança ou nova cidadania." (in Interpelação) A Interpelação foi uma iniciativa da Animar, subscrita por mais de 50 entidades.
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

O Projecto Dar + é um projecto que pretende contribuir para a promoção e consolidação dum voluntariado sólido, qualificado e reconhecido socialmente para que, de forma sistemática, seja valorizado o trabalho voluntário e para sensibilizar a sociedade em geral para a importância da acção voluntária como instrumento de solidariedade e desenvolvimento.

Movimento de Apoio à Problemática da Sida
Faro
Igualdade de Género
Cidadania e Participação

O problema da violência doméstica constitui uma chaga social no nosso país. Na verdade e infelizmente correspondendo a uma cultura longamente enraizada em alguns meios sociais e familiares acerca do uso da violência contra familiares e próximos, o país continua a ser tragicamente conhecido por altas taxas deste tipo de criminalidade.

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa
Legislação Portuguesa
Cidadania e Participação

A presente lei simplifica e clarifica as condições de apresentação de candidaturas por grupos de cidadãos e alarga o âmbito de aplicação da Lei da Paridade, alterando a Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais, e a Lei Orgânica n.º 3/2006, de 21 de agosto (lei da paridade: estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais são compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33 % de cada um dos sexos).

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lisboa
Educação e Metodologias Participativas

No dia 27de janeiro, Paredes acolheu o Encontro Nacional das Cidades Educadoras. Estiveram presentes 40 municípios de norte a sul do continen‑ te e ainda Funchal e Ponta Delgada.

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

Mobilizada pela invisibilidade do assédio sexual enquanto violência de género, pelas representações sociais despenalizadoras destes comportamentos e pela falta de respostas disponibilizadas às vítimas, a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta promoveu o projeto Assédio Sexual: Quebrar Invisibilidades. Construir uma Cultura de Prevenção e Intervenção, entre janeiro de 2013 e maio de 2015.

União de Mulheres Alternativa e Resposta
Lisboa
Igualdade de Género
Direitos Humanos

Cada uma e cada um de nós sabe bem qual é o seu género. Sabemos o que somos: identificamo-nos, em geral, como mulheres ou como homens. É esta identificação profunda e pessoal que constitui a de uma pessoa. 

Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo
Lisboa
Economia Social e Solidária
Migrações, Diversidade Cultural e Interculturalidade

O tráfico de seres humanos viola os direitos e destrói as vidas de inúmeras pessoas na Europa e fora dela. Cada vez mais mulheres, homens e crianças são comprados e vendidos como mercadorias, além-fronteiras ou no seu próprio país e submetidos a exploração e abusos.

Conselho da Europa
Strasbourg
Migrações, Diversidade Cultural e Interculturalidade

Ao longo da história, as pessoas têm-se movimentado, muitas vezes para melhorarem as suas condições de vida, para darem às suas famílias e filhos melhores oportunidades ou para fugirem à pobreza ou a perseguições, instabilidade e guerra.

Alto Comissariado para Migrações
Lisboa
Publicações Animar
Desenvolvimento e Democracia local

Um jogo de tabuleiro pedagógico que foca de uma forma divertida e criativa os princípios fundamentais do desenvolvimento local, através de vários desafios e questões.

Associação Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Lisboa
Legislação Portuguesa
Igualdade de Género

No panorama educativo parece consensual que o conceito de igualdade de género faça parte integrante, de forma inequívoca, do conteúdo dos discursos e dos documentos normativos que são produzidos a vários níveis de decisão. No plano teórico é aceite, sem grandes debates, que todos os seres humanos deverão ser livres de desenvolver as suas aptidões e de tomar as suas decisões num contexto inclusivo respeitador das múltiplas individualidades, independentemente das crenças valorizadas socialmente acerca das características e dos comportamentos tradicionalmente atribuídos aos homens e às mulheres. 

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género
Instituto Marquês de Valle Flôr
Lisboa
Igualdade de Género
Juventude

Nesta 5ª edição pretendemos contribuir para a reflexão, diálogo, aprofundamento e encontro entre estes dois “mundos”, simultaneamente tão próximos e tão distantes.

Fundação Gonçalo da Silveira- Transformação e Justiça Social
Lisboa
Legislação Portuguesa
Cidadania e Participação

A comunicação é um instrumento poderoso. Trata-se de um meio que serve para moldar as nossas atitudes, perceções e comportamentos e que reflete o mundo no qual aspiramos viver e trabalhar. As palavras e as imagens não são portanto anódinas, já que a comunicação pode tornar-se discriminatória se não tivermos em conta os pressupostos que influenciam a linguagem e os conteúdos visuais que escolhemos.

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA - SECRETARIADO GERAL
Bruxelles
Igualdade de Género
Juventude

A violência contra a mulher é qualquer conduta - acção ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção que cause dano, morte, constrangimento, limitação e sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou económico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.

Fundação Gonçalo da Silveira- Transformação e Justiça Social
Lisboa
Igualdade de Género

A pesquisa, cujos resultados sumariamente se apresentam, teve como ponto de partida a comparação com os dados recolhidos num inquérito pioneiro realizado em 1989 (Amâncio e Lima, 1994) sobre assédio sexual sobre mulheres. Considerando as enormes transformações ocorridas neste últimos 25 anos, constituiu-se também como objeto de investigação em 2015 o assédio moral e alargou-se a inquirição, antes só referente às mulheres, aos homens.

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
Lisboa
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

O Guia de Idearias é um instrumento de partilha e de reflexão sobre a experiência do projecto e um documento de balanço que nos ajuda a pensar colectivamente as linhas da IDEARIA que queremos escrever no futuro.

CooLabora, CRL - Intervenção Social
Covilhã
Legislação Portuguesa
Igualdade de Género

Por solicitação da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o presente estudo pretende realizar uma análise sucinta da evolução da presença de mulheres e homens na política, considerando, sempre que possível, quer as listas de candidaturas, quer as/os eleitas/os, nos diferentes níveis de governo e, consequentemente, averiguar o impacto da Lei da Paridade, desde a sua implementação, em 2009, na promoção da paridade.

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

O projeto Memória e Feminismos: os lugares e os saberes, encontra-se na sua 4ª edição. Neste contexto quis dar voz às mulheres de aldeias isoladas da região de Viseu e ouvir as vozes de mulheres das margens do Porto. Estas são mulheres cujas vivências as situam nas margens de uma cidade cosmopolita e tradicional. São três mulheres que em períodos históricos diferentes dedicaram a sua vida à luta pela liberdade, pelos direitos humanos e pela igualdade de género.

União de Mulheres Alternativa e Resposta
Lisboa
Igualdade de Género
Cidadania e Participação
Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa
Igualdade de Género
Cidadania e Participação

A presente edição da publicação Igualdade de Género em Portugal pretende divulgar a situação de mulheres e homens em Portugal em 2014, atualizando assim um instrumento que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género tem vindo a disponibilizar há três décadas e meia, tendo surgido pela primeira vez por ocasião da 2.ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, das Nações Unidas, em 1980.

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Lisboa